segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Três árvores muito antigas

.



Algumas árvores são grandes, outras, chegam a caber um bar dentro e ainda, podem até servir de material para escultores.

Para este artigo, reservei três árvores que me impressionaram pela sua antiguidade. Cada uma delas, em sua categoria, guardam peculiaridades interessantes e passam de 2000 anos de idade.

Methuselah

A árvore mais velha do mundo e tem mais de 4800 anos. Ela vive nas montanhas da Califórnia onde podem ser encontradas várias outras árvores muito antigas.

Methuselah passou a ser a árvore mais antiga do mundo depois que, em 1964, Prometheus (outra árvore da mesma espécie e do mesmo local), foi cortada numa desastrosa avaliação em que, alguns pesquisadores, pensavam estar cortando apenas mais uma das velhas árvores da região.

A localização precisa da árvore é mantida em sigilo para tentar impedir a ação de vândalos.

Patriarca da Floresta

O Patriarca da Floresta é a árvore mais antiga do Brasil e está em Santa Rita do Passa Quatro, no Parque Nacional do Vassununga.

O jequitibá gigante de 49 metros de altura figura na lista dos seres mais velhos do planeta com aproximadamente 3000 anos de idade.

A probabilidade da existência de outros exemplares bem mais antigos, no passado, é bem grande pois os exploradores sempre escolhem as árvores de uma região começando pelas maiores e mais saudáveis e, como todos sabem, a mata atlântica já foi exaustivamente explorada.

O Patriarca da Floresta foi salvo com a criação da área do Parque Nacional.

Jaya Sri Maha Bodhi


Uma figueira da espécie Ficus religiosa é a mais antiga árvore plantada pelo homem, com data conhecida. A figueira foi plantada pelo Rei Devanampiyatissa em Anuradhapura, no Sri Lanka em 288 AC.

Com 2297 anos, ela é reconhecida como uma das mais sagradas relíquias budistas e é respeitada por budistas do mundo inteiro.

Um muro foi construído em torno da árvore para protegê-la de elefantes selvagens que poderiam danificá-la.
.
Fonte Bocaberta.org
.
By: Maristela
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário