terça-feira, 22 de setembro de 2009

Porto Seguro - Bahia

.


.
Se você pensa que não vai dar pra fugir dos jovens festeiros que fizeram a fama de Porto Seguro, pode mudar de idéia. Segundo a Secretaria de Turismo, só 5% do 1,24 milhão de turistas que invadem a cidade todo ano são estudantes em excursão, quase sempre, para comemorar a formatura. Eles transformam as praias em verdadeiras pistas de dança sob o sol, principalmente na segunda quinzena de julho e em outubro. A festa continua na areia até altas horas, já que a maioria das baladas noturnas também fica à beira-mar. O que atrai os demais visitantes? Parte deles quer somente curtir a festa, aproveitando os pacotes a preços baixos - conseqüência direta, aliás, do grande número de excursões. Outros preferem descansar e curtir belas praias longe do agito. Pode acreditar: é possível.
. .
.
.
.
.
.
FOTOGRAFIA - Na Cidade Alta dá pra tirar uma foto panorâmica da praia do Cruzeiro - uma ótima maneira de constatar que Porto Seguro também tem um litoral bonito.

praia do cruzeiro


HISTÓRIA - O Marco do Descobrimento foi supostamente colocado na Cidade Alta em 1503, para atestar que a terra recémdescoberta pertencia a Portugal.
.

marco do descobrimento

.
.O SOM - Porto Seguro é a capital do axé. Músicas de Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Asa de Águia são as mais tocadas.

axé
.

NOITE - Nenhum outro lugar do Brasil tem barracas de praia com tanta vocação para a balada. Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares têm palcos, música ao vivo e restaurantes. Elas dividem o sucesso com outras casas, como Transilvânia (que imita um castelo assombrado), Ilha dos Aquários (aonde se chega em escunas) e Alcatraz (inspirada no presídio, é dividida em celas). A vida noturna da cidade é organizada pela Porto Night (portonight.com.br, tel. 3268-2828).
. .

Tôa Tôa

Axé Mói

Barramares

SÓ TEM AQUI - Não tem escapatória: quem vem a Porto Seguro acaba encontrando o capeta - a bebida tradicional da cidade, feita com guaraná em pó, vodca, leite condensado e canela.

capeta

CITY TOUR - São 20 quilômetros de praias, incluindo duas das mais animadas do país: Mundaí e Taperapuã, com barracas superestruturadas onde todo mundo engata nas aulas para sair dançando como um profissional do axé. É bem verdade que em Cruzeiro e Curuípe o mar encontra o rio Buranhém e a água fica um pouco escura. Mas de Itacimirim em diante, só clareia. Para além de Taperapuã, começa a tranqüilidade: Ponta Grande recebe bem menos gente e Mutá não tem nada a ver com os demais pontos da orla - o mar é mais azul, a paisagem é mais bonita e o barulho nem existe.

Praia Mundaí

Praia Taperapuã

CIDADE ALTA, onde foi fundada a primeira vila do país, no século 16. O lugar tem diversas referências ao descobrimento. Ali estão, por exemplo, as ruínas da mais antiga igreja construída em solo brasileiro e o que restou da primeira escola que os jesuítas fizeram para catequizar os índios.


Fonte: Guia Brasil 2009

.

By: Maristela

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário