segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mundo das marcas - DE PUTA MADRE 69

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DE PUTA MADRE 69
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Dois ex-traficantes presos em uma cadeia espanhola inventam camisetas irreverentes e as distribuem para os companheiros de cela. Um deles sai da prisão e começa a vendê-las de porta em porta. Conhece dois investidores italianos e transforma a brincadeira em negócio. As peças viram febre em toda a Europa e a diversão se traduz hoje em máquina de fazer dinheiro. Parece inverossímil, soa como roteiro de um filme de Pedro Almodóvar, mas é essa a real história da grife italiana DE PUTA MADRE 69.
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A história

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A história da marca já começa quebrando conceitos: envolve prisão espanhola, narcotráfico, armas e arrependimento. É mais ou menos assim: no ano de 1991 um narcotraficante colombiano, criado em Miami, é preso em Barcelona por venda de drogas e tráfico de armas e condenado a 18 anos de prisão. Junto com um companheiro de cela, Ilan Fernandez Uzzan, conhecido como I.F.U., cria camisetas com slogans e dizeres, digamos, pouco comuns relacionados aos seus crimes, e distribui dentro e fora da prisão clandestinamente. Era uma tentativa de desabafar e mostrar que a vida do tráfico não vale a pena. Ao ser solto da prisão de Quatre Camins em 1996, Ilan Fernandez vende as camisetas, inicialmente produzidas na América Latina, de porta em porta. Em três meses consegue vender 200.000 unidades.

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Logo depois, acaba conhecendo dois investidores italianos que transformaram a idéia em negócio. Resultado: a marca vira febre na Europa entre os modernos e descolados com suas iconoclastas camisetas, principalmente depois que um participante de um Reality Show italiano (La isla de los famosos) apareceu utilizando uma camiseta da DE PUTA MADRE 69. Pra se ter noção do barulho que a marca causou, as camisetas da grife estampavam frases como “Braço da morte”, “Puro pó branco”, “Traficante” e outras delas levam as fotos de Pablo Escobar, ex-chefe do cartel de Medellín, um dos maiores produtores de cocaína do mundo. Na época, o embaixador da Colômbia em Roma protestou. Em vão. As vendas se multiplicaram. O fundador da marca explica que a mensagem que quer passar com tudo isso é de não às drogas e à violência.

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Nos anos seguintes foram lançados outros produtos com uma linha de roupas íntimas e a de roupas de banho; roupas com interpretação irônica das estampas havaianas para homens, com grande presença de strass e pedras decorativas; camisetas femininas com temas japoneses e estampas florais em vestidos sóbrios; jeans com lavagens, modelos e cumprimentos modernos; camisetas pólos; bolsas e mochilas; e as tradicionais camisetas com frases fortes como Go Hard Big Dick. Recentemente a empresa lançou a linha DPM GOLD, composta por peças com uma qualidade superior e um preço mais elevado, a coleção para crianças conhecida como GOLDEN KIDS, além de inaugurar sua primeira loja própria na cidade de Roma. O furor é tão grande que a marca incorporou eventos ao seu marketing, chegando até a ter seus próprios DJs. Então se por acaso estiver em uma festa na Europa e avistar o logotipo com as iniciais DPM vá em frente, é DE PUTA MADRE.

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O nome

Apesar do nome sugestivo, sua conotação, principalmente na Espanha, onde nasceu a idéia da moda controversa, é positiva. A expressão “Puta Madre” é uma gíria. Seu significado: algo “muito bom”, “estar bem” ou “bacana”. Já a expressão 69 trata-se de uma referência sexual.

Uma marca polêmica
Não somente as frases em suas camisetas despertam furor e críticas por parte de inúmeras instituições e pessoas pelo mundo afora. Também suas propagandas e ações de marketing provocam fúria e polêmica tendo como alvo principal assuntos polêmicos como religião. As provocações são claras: uma propaganda que mostrava uma freira fumando cigarro ou até mesmo bermudas com os dizeres “Made in Vatican” e calças com a inscrição “Made in Nazareth”.
Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Fundação: 1992
● Fundador: Ilan Fernandez
● Sede mundial: Roma, Itália
● Proprietário da marca: I.F.U. S.r.l.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Ilan Fernandez
● Faturamento: US$ 81.6 milhões (estimado)
● Lojas: 1
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Roupas casuais e acessórios
● Ícones: Camisetas com frases polêmicas
● Slogan: Para Siempre.

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By: Maristela

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