sexta-feira, 26 de junho de 2009

Guia dos Curiosos

Por que dizem que trevo de 4 folhas dá sorte?

Como o comum é o trevo de 3 folhas, a raridade tornou o trevo de 4 folhas sagrado para s druidas da Inglaterra de 200 a.C. Eles acreditavam que quem tivesse a plantinha poderia ver os demônios da floresta e ganhar alguns de seus poderes. Após sacrifícios humanos, os druidas saiam para as florestas para procurar os desejados trevos.


By: Maristela

.


We Are the World



Em Janeiro de 1985, 45 dos maiores nomes da música norte-americana gravaram o LP We Are the World, para arrecadação de fundos para o combate da fome na África. O single, LP e o clipe renderam cerca de 55 milhões de dólares. Formaram o grupo USA for Africa.

Inspirado pela reunião que ficou conhecida como Band Aid, Michael Jackson organizou a gravação do single We Are the World, escrito com o companheiro de gravadora Lionel Richie. O single foi lançado em 1985 para arrecadar fundos para a campanha USA for Africa, em benefício de famílias da África. We Are the World apresentava 44 vocalistas diferentes, incluindo Michael e Lionel, Harry Belafonte, Tina Turner, Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles e Stevie Wonder e foi produzido por Quincy Jones, que também fez a regência do grupo. A vendagem atingiu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

Esqueçamos os desvios. Vamos homenageá-lo com o que fez de bom.

By: Maristela
.

Michael Jackson: o lamento dos amigos e artistas


Madonna, rainha do pop - "Sempre admirei Michael Jackson. O mundo perdeu um de seus grandes, mas a sua música viverá para sempre". Ela enviou condolências aos três filhos de Michael Jackson e todos os membros da família. "Deus os abençoe".

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia: "O mundo perdeu uma de suas figuras mais influentes e icônicas."Nossos corações estão com a família de Michael Jackson, seus filhos e seus fãs no mundo todo.Desde suas apresentações com o Jackson Five à estreia do passo Moonwalk e do álbum Thriller, Michael foi um fenômeno do pop que nunca parou de impulsionar a criatividade".

Lisa Marie Presley, ex-mulher de Michael Jackson e filha de Elvis Presley - "Eu estou muito triste e sentindo todas as emoções possíveis. Estou com o coração quebrado pelos filhos dele que eram tudo para ele e a família. Esta é uma perda muito grande em todos os sentidos, faltam-me palavras para dizer mais alguma coisa".

Priscilla Presley, ex-sogra do cantor: "Estou em choque, como todo mundo deve estar", disse. "Meu coração e meus pensamentos estão com sua família neste momento difícil", disse a atriz e empresária, que foi mulher do cantor Elvis Presley e cuja filha, Lisa Marie foi casada com Michael de 1994 a 1996.

Michael Levine, publicista que representou Jackson quando o cantor foi acusado de molestar uma criança em 1993 - "Devo confessar que não estou surpreso com esta trágica notícia. Michael esteve em uma jornada autodestrutiva por anos. O talento dele era inquestionável, mas o mesmo podemos dizer com relação ao desconforto dele em relação às normas do mundo. Um ser humano simplesmente não pode sobreviver com este nível prolongado de estresse".

Dick Clark, apresentador do American Bandstand, programa em que surgiu o ícone pop na banda Jackson Five - "Conhecia o Michael desde criança e vi ele crescer através dos anos. Dentre todos os homens do mundo do entretenimento com os quais eu trabalhei, Michael foi o mais marcante. Muitos tentaram e ainda vão tentar copiá-lo, mas o talento dele jamais será alcançado"

Russell Simmons, empresário do hip-hop e fundador do Def-Jam Records -"Michael foi o maior ícone cultural da minha geração. Tinha coragem, era único e incrivelmente talentoso. Sentiremos muito a sua falta".

Dionne Warwick, cantora e amiga - "Perdemos um ícone da nossa indústria e meu coração manda condolências para a família e os filhos dele nessa hora de tristeza pela qual eles estão tendo que passar. Ele seguirá vivo na minha memória e mais ainda através da música que ele compartilhou com tantas pessoas"

Neil Portnow, presidente da academia nacional de Recording Arts - "Ele era um verdadeiro ícone da música que era possível ser identificado pela voz, os inovadores movimentos de dança, uma deslumbrante versatilidade musical e a pura energia que foi transportada desde a infância dele até a aclamação mundial. Vencedor 13 vezes do prêmio Grammy, a carreira de Michael transcende os gêneros culturais e a contribuição dele estará para sempre nos nossos corações e na nossa memória".

By: Maristela

Michael Jackson ensaiou, cantou e dançou um dia antes de morrer


O astro da música pop cantou e dançou na noite do dia 24 de junho. Ele ensaiava para os shows que faria a partir do próximo dia 13, em Londres, em seu retorno aos palcos na turnê "That's it". De acordo com o site de celebridades TMZ, Michael chegou após as 22h para ensaiar com a banda e os dançarinos de sua trupe.

Segundo uma das pessoas que participavam do ensaio, Michael chegou com três horas de atraso e "apático" ao ginásio Staples Center, onde o grupo já havia iniciado os testes. "Isso era normal para quem o conhecia", afirmou o site. Ele morreu na tarde desta quinta-feira em Los Angeles (Estados Unidos), de parada cardíaca, aos 50 anos.

Michael estava obstinado com sua volta aos palcos --seria 50 shows em uma arena para 23 mil pessoas que poderiam ajudá-lo a cobrir uma dívida de US$ 320 milhões.

Seu primeiro show, após um hiato de ao menos 12 anos em grandes trunês, seria dali a duas semanas. Para entrar em forma, ele tomava remédios de uso restrito e seguia uma dura rotina de treinamentos diários.

A família negou comentar sobre a causa da morte do cantor. O IML (Instituto Médico Legal) de Los Angeles deve realizar uma autópsia nesta sexta, para determinar o que levou a vida do excêntrico astro do pop. O resultado deve sair à tarde.

Remédios

Para Brian Oxman, advogado, porta-voz da família e amigo pessoal do artista, os remédios de venda controlada podem ter sido essa causa. Michael vinha tomando remédios devido às lesões que sofria durante os ensaios para seu grande regresso artístico, disse Oxman. O músico já havia mahucado uma vértebra e uma perna durante os ensaios.

Segundo ele, o uso destes medicamentos preocupava a família, já que vários membros do staff de Jackson tinham autorização para obter estas drogas. "Não conheço a causa de tudo isso, mas eu temia o caso. Isso é um claro resultado de abuso de medicamentos, a não ser que a causa seja outra", afirmou.

Jackson teve vários episódios com drogas vendidas somente sob prescrição médica ao longo de sua carreira. "Não sei exatamente os remédios que ele tomava, mas as informações de que dispomos indicam uma ampla gama [de produtos de venda controlada]", declarou.

Jermaine Jackson, irmão do cantor, afirmou que os médicos tentaram reanimá-lo por mais de uma hora, sem sucesso. Abatido, o ex-integrante do grupo Jackson 5 afirmou que Michael chegou ao UCLA Medical Service por volta das 14h (horário local), após ser encontrado inconsciente em sua casa.

A polícia de Los Angeles abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias que levaram à repentina morte do cantor, poucos minutos após seu internamento. Os médicos declararam 14h26 (18h26 de Brasília) como hora da morte do cantor --por volta das 13h (hora local) ele havia sido encontrado inconsciente em sua casa, no luxuoso bairro de Bel Air.

O delegado Greg Strank não esclareceu como Michael foi encontrado, ou se havia elementos que levantassem suspeitas sobre um delito ou um suicídio por abuso de medicamentos. Ele só descartou completamente a hipótese de um crime.

Shows

Segundo o produtor Jay Coleman, que representou Jackson nos anos 80, o regresso do astro aos palcos, após anos de ausência, foi algo "muito estressante" para um perfeccionista como Michael.

"Essas serão minhas últimas performances em Londres", chegou a anunciar o cantor, em março. Ele comemoria seus 50 anos --completados em agosto do ano passado. O astro planejava voltar aos palcos com uma série de 50 shows, após uma reclusão voluntária desde 2005, quando foi absolvido da acusação de abuso sexual de um menor.

"A preparação para uma sequência de shows desta envergadura foi algo muito estressante", disse Coleman, que colocou Jackson nos spots publicitários da Pepsi.

O jornal britânico "The Times" noticiou no último dia 15 que Jackson vinha treinando duro para entrar em forma. O responsável por seu treinamento era Lou Ferrigno, o Hulk da série de televisão dos anos 70.

Ex-fisiculturista, Ferrigno disse que Michael estava frágil demais e recusava-se a erguer peso porque não queria ficar musculoso: "Michael é mais delicado. Nosso treinamento condicionou-o para a dança", afirmou. Segundo o tabloide "The Sun", Michael fazia apenas uma refeição por dia e chegou a pesar 57 kg (com 1,78 m de altura).

Fonte: Uol

By: Maristela



.

Transferência e contra-transferência


Transferência
É uma das maiores contribuições de Freud à ciência, como também o pilar do trabalho psicanalítico. Trata-se de um fenômeno geral, universal e espontâneo, que consiste em unir o passado com o presente mediante um falso enlace que superpõe o objeto original ao atual. Esta superposição do passado e do presente está vinculada a objetos e desejos pretéritos, inconsciente para o sujeito e que lhe dão à conduta um selo irracional, onde o afeto não aprece ajustado nem em qualidade nem em quantidade à situação real, atual.


Contra-transferência
A conceituação de contra-transferência é um dos mais complexos e controvertidos assuntos nas estudos psicanalíticos. Foi introduzido por Freud em Nuremberg, originalmente como ‘‘Gegenubertragung’’, traduzida por alguns autores como ‘‘transferência recíproca’’. A idéia principal seria oferecer conselhos a médicos não analisados, a precaução da participação emocional nos ‘‘acting out’’ dos pacientes. Para Bion, a contra-transferência é um fenômeno inconsciente e, portanto, não pode ser usado conscientemente pelo analista, pelo menos durante a sessão. Raiva do paciente, tédio, cansaço, amor erótico etc, são identificações projetivas de contra-transferência.


picture by Tânia Corsini


By: Maristela



.

Beber leite emagrece!


Beber leite emagrece!
Um estudo conduzido por Michael Zemel, professor de nutrição da Universidade do Tennessee, nos EUA, constatou que uma dieta rica em produtos lácteos (queijos magros, leite e iogurte desnatados) acelera o processo de emagrecimento.
O cálcio presente nesses alimentos interfere nas células de gordura bloqueando as enzimas envolvidas na sua formação e estimula o corpo a usar a energia em forma de gordura, o que leva à perda de peso. Em testes, pacientes que consumiram produtos lácteos de três a quatro vezes por dia emagreceram mais que outros. Esse grupo também teve uma diminuição de 60% da gordura corporal. Isso mesmo, mais da metade!

Batata tira a fome!
Quando você come batata, ovo, carne, brócolis, espinafre e maçã, entre outros alimentos, ingere um mineral chamado cromo. A substância regula a glicemia e atua em várias enzimas relacionadas à produção de energia. “Esse mineral diminui o desejo de atacar guloseimas e impede que o carboidrato se transforme em gordura”, diz a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo. Ele também impede uma liberação exagerada de insulina, capaz de aumentar o ganho de peso.

Você já ouviu falar muito em alimentos ricos em fibras. Mas sabia que existem dois tipos, a solúvel e a insolúvel? Ambas são ótimas para o bom funcionamento do organismo. A fibra insolúvel (encontrada no trigo, nozes, vegetais, grãos integrais e cereais), que chega a absorver até 15 vezes o seu peso em água durante a digestão, é aquela que nos ajuda a ir ao banheiro, prevenindo constipações e problemas intestinais. A solúvel (que está na aveia, ervilha, feijão, legume, maçã e frutas cítricas) se dissolve na água formando uma espécie de gel. Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, combate o mau colesterol (LDL) e é a responsável por aquela famosa sensação de saciedade que nos ajuda a ficar longe de comida por mais tempo. Isso acontece porque as fibras, quando ingeridas, aumentam o bolo alimentar e ocupam o organismo com sua digestão.


Cenoura amiga:
Rica em fibras, ela é excelente “mata-fome”. Tente comê-la 20 minutos antes do almoço e do jantar. Você certamente terá o apetite reduzido e vai ingerir menos comida nas refeições. A repórter testou! - "Há uma semana passei a comer aveia pela manhã. É impressionante como fico mais tempo satisfeita antes de começar a sonhar com um lanchinho ou almoço".

Alho: alimento do bem
Um estudo do Instituto Weizmann, em Israel, descobriu que a alicina (substância contendo enxofre que dá o aroma típico do alho) dificulta o ganho de peso. Com o intuito de analisar as vantagens da substância no combate ao câncer, os cientistas observaram que o grupo de cobaias injetadas com alicina manteve, após três semanas, o mesmo peso do início do estudo, enquanto a outra amostra engordou. Tal descoberta pode estar ligada ao fato de esse poderoso agente antibacteriano também impedir que o colesterol se fixe nas paredes dos vasos sangüíneos, já que diminui gorduras, em especial o LDL, conhecido como o mau colesterol.


Frutas cítrica sim, barriga, não!
Alimentos ricos em vitamina C possuem propriedades que agem na queima da gordura. A substância dilui a gordura, facilitando sua expulsão pelo organismo. Outro dado, descoberto por pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, é que a baixa ingestão da vitamina está diretamente ligada ao aumento da gordura corporal, daquela “barriguinha”. Os cientistas observaram, ainda, que pessoas que consomem quantidade apropriada da vitamina queimaram 30% mais gordura durante exercícios moderados. Ah, os homens devem consumir diariamente 90 miligramas do nutriente e mulheres, 75. Delicie-se com laranja, goiaba, caju e kiwi, que têm mais do que 70 mg da vitamina por unidade!

Pec... o quê?
Pectina. O nome é esquisito mas trata-se de uma fibra solúvel das mais benéficas para entrar em forma. Como ela torna a absorção de glicose menos eficiente, faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, evitando sua transformação em gordura. Além disso, ajuda na absorção de líquidos, fundamentais em qualquer dieta. Você a encontra em frutas cítricas e também na maçã, pêra e pêssego.

Água benta
A água é uma das maiores amigas da dieta: ela dilui as toxinas e o excesso de sódio (que pode provocar sensação de inchaço), acelera o metabolismo e ainda diminui o apetite. Experimente tomar um copo de água meia hora antes da refeição e veja como ele vai ajudar a perder peso. Você também pode retirar essa água tão cheia de benefícios de alimentos como pêra, maçã, melão, melancia, abacate, banana, manga, água-de-coco e pepino, ricos em água. Saúde! Arde, mas é bom!

Você pode não conhecer a capsaicina, mas já deve ter sentido seu efeito. Esse composto químico é o responsável pelo gosto picante da pimenta-vermelha! Além do ardidinho bom, auxilia no processo de perda de peso. Quando ingerida, aciona no organismo um aumento na produção dos hormônios energizantes (adrenalina e noradrenalina), que provocam a diminuição do apetite e a ingestão de calorias nas refeições seguintes.

Santa proteína, santa vitamina!
Comer fígado, carne bovina, suína e peixes é ótimo para perder peso por várias razões. A primeira delas é que esses alimentos têm vitamina B12, importante para o funcionamento do sistema nervoso, para a formação do sangue e para a queima de gordura. Ela precisa ser consumida sempre com cálcio (ovos sem gema, leite desnatado e queijos magros). Outra razão? As proteínas da carne favorecem o emagrecimento: a chance de se perder mais calorias quando se come alimentos com proteínas é muito maior do que os que só têm gordura.


Fonte:Paula Aftimus


By: Maristela



.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Guia dos Curiosos


Por que azul é a cor associada aos meninos e rosa, às meninas?

A associação surgiu da tentativa de diferenciar os gêneros e desmitificar o clichê "são todos iguais". Antigamente, acreditava-se que espíritos demoníacos grudassem nos recém-nascidos e azul era a cor mais poderosa para afastar o demônio, possivelmente por sua associação com a cor do céu. Como os homens era tidos como mais valiosos para os pais que as meninas, a cor foi adotada para eles. E aparentemente, as meninas não tinham esse problema com os espíritos nefastos. Até um século mais tarde, os bebês do sexo feminino não tinham cor para identificá-los. A associação das meninas com a cor rosa vem de uma lenda européia, que dizia que as meninas nasciam dentro de rosas cor-de-rosa. A lenda européia dizia, ainda, que os meninos nasciam de repolhos azuis.

By: Maristela



.

O Hino de Mato Grosso nas paragens do Araguaia


.

Chá para o mau hálito


O chá pode ser a saída para quem tem medo de dor de dente ou sofre de mau hálito. É o que indica um estudo preparado pelo microbiologista americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, dos Estados Unidos. Segundo ele, substâncias presentes no chá destroem vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como cáries. A descoberta pode abrir caminho para adicionar elementos do chá em pastas de dente e enxaguadores bucais. Schiffenbauer afirma que o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microorganismos nocivos à higiene bucal. Em geral, a eficiência é maior entre os tipos que contêm cafeína, como o chá preto, considerado a mais popular bebida do planeta.

Outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, concluiu que a ação contra o mau hálito do chá se deve à presença na bebida de elementos conhecidos como polifenóis.

Testes em laboratórios mostraram que os polifenóis reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Mas, dentistas alertam que o fato de tomar bastante chá não significa que as pessoas podem relaxar em sua higiene bucal. “Não se deve parar de limpar os dentes com o creme dental convencional, pelo menos, até que haja mais informações a respeito dos benefícios do chá”, diz Ian Douglas, da Escola de Medicina da U. de Sheffield, na Grã-Bretanha.

By: Maristela



.



sexta-feira, 19 de junho de 2009

Guia dos Curiosos


O que é um número capicua? Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:

Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

Você conhece o número mágico? 1089 é conhecido como o número mágico. Veja porque: Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875. Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior: 875 - 578 = 297 Agora inverta também esse resultado e faça a soma: 297 + 792 = 1089 (o número mágico) Curiosidade com números de três algarismos Escolha um numero de três algarismos: Ex: 234 Repita este numero na frente do mesmo: 234234 Agora divida por 13: 234234 / 13 = 18018 Agora divida o resultado por 11: 18018 / 11 = 1638 Divida novamente o resultado, só que agora por 7: 1638 / 7 = 234 O resultado é igual ao numero de três algarismos que você havia escolhido: 234.

By: Maristela



.

André Rieu's Manhã de Carnaval


.

A melhor amiga do homem


Devemos muito à vaca. Mas há quem a veja como inimiga. A vaca, aqui referida como a parte pelo todo bovino, é acusada de contribuir para a degradação do ambiente e para o aquecimento global. Cientistas atribuem ao 1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa.

Acusa-se as chifrudas de beber água demais e ocupar um espaço precioso para a agricultura. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que um terço das terras do planeta seja utilizado para a pecuária. O corolário é que, a continuar desse jeito, faltará solo para plantar comida para os 2,5 bilhões de pessoas que se somarão à população mundial até 2050.

ONGs fundamentalistas de defesa dos bichos, como a Peta, dos Estados Unidos, não ruminaram muito sobre o assunto e já incorporaram o discurso do aquecimento e da fome globais a suas campanhas contra o consumo de produtos animais. Pura conversa para boi dormir.

O truísmo inconveniente é que homem e vaca são unha e carne. "O ser humano e o gado bovino representam o caso mais perfeito de simbiose entre mamíferos", escreveu o crítico cultural Florian Werner, autor do livro A Vaca – Vida, Obra e Influência, publicado neste ano na Alemanha. Imaginar o mundo sem vacas é como desejar um planeta livre dos homens – uma ideia, aliás, vista com simpatia por ambientalistas menos esperançosos quanto à nossa espécie.

"Alterar radicalmente o papel dos bovinos no nosso cotidiano, subtraindo-lhes a importância econômica, pode levá-los à extinção e colocar em jogo um recurso que está na base da construção da humanidade e, por que não, de seu futuro", diz o veterinário José Fernando Garcia, da Universidade Estadual Paulista em Araçatuba, interior de São Paulo. Garcia coor-denou a equipe científica brasileira que participou do sequenciamento do genoma da vaca, concluído em abril passado. Esse trabalho, além de dar subsídios ao melhoramento genético das raças bovinas, tem utilidade para muito além do pasto. Afinal de contas, a vaca tem 80% dos genes idênticos aos nossos e um sistema imunológico bem mais forte.

Entender como ele funciona pode ajudar a descobrir a cura para doenças que ainda nos afligem. A medicina deve muito à nossa amigona quadrúpede. Escritos egípcios de 4 000 anos atrás revelam que os sacerdotes responsáveis pela saúde dos faraós também "entendiam de gado", ou seja, provavelmente utilizavam as vacas como cobaias. Em 1796, o médico inglês Edward Jenner inventou o processo de vacinação ao inocular em uma criança o vírus da versão bovina da varíola. A palavra vacina, por sinal, vem do latim vacca.

Voltando à vaca fria, ou melhor, à tese inicial: o gado bovino foi tão vital ao desenvolvimento da humanidade que entre as mais antigas pinturas rupestres já encontradas estão aquelas que retratam a caça de auroques, os ancestrais dos bovinos. A adição de proteína animal na alimentação dos hominídeos foi o que permitiu atender à demanda energética que acompanhou, em termos evolutivos, o crescimento do cérebro.

Ou seja, não fosse a dieta onívora, teríamos uma capacidade de raciocínio infinitamente menor. Seríamos uns ruminantes na acepção metafórica. O problema é que caçar auroques – leia-se: conseguir proteína animal para manter o cérebro funcionando – era um esporte arriscado e nem sempre exitoso. Na descrição feita há mais de 2 000 anos pelo imperador romano Júlio César, eles eram "um pouco menores que elefantes". Por isso, representou um grande avanço quando o auroque foi finalmente domesticado, há 10 000 anos. Isso aconteceu separadamente em duas regiões distintas do globo, onde hoje ficam o Oriente Médio e a Índia. No primeiro caso, deu-se origem ao gado taurino (Bos taurus) e, no segundo, ao zebu (Bos indicus). As duas espécies, com o passar dos milênios, resultaram em quase 900 raças. A vaca é uma invenção humana.

A domesticação consistia em prender os animais selvagens mais dóceis e deixar que eles se reproduzissem. Assim começaram as primeiras experiências com melhoramento genético. As vacas davam leite, carne, couro para se proteger do frio e ossos para a fabricação de ferramentas. Os bovinos eram uma fonte ambulante de comida fresca e, como tal, representavam literalmente a salvação da lavoura quando secas ou pragas destruíam os cultivos vegetais. Mas o animal também foi essencial para o próprio desenvolvimento da agricultura. A vaca foi o primeiro motor da história: atrelada a um eixo com rodas ou a um arado, sua força de trabalho deu ao homem tanto mobilidade como condições de abandonar a vida nômade.

Os novos hábitos sedentários e os excedentes de alimentos, ambos consequências tanto da criação de gado quanto da agricultura, deram origem às cidades e às civilizações. Já nas primeiras sociedades, quem possuía um maior número de cabeças de gado desfrutava mais status. Na Grécia antiga, davam-se às meninas nomes antecipando os dotes que seus futuros noivos receberiam: Polyboia, por exemplo, significa "aquela que tem muitas vacas".

A própria palavra capitalismo vem do latim caput, uma referência às cabeças de gado que definiam um homem rico. E pecuária tem a mesma raiz de pecunia, latim para "dinheiro". A vaca tem um papel econômico crucial até onde é considerada animal sagrado. Na Índia, metade da energia doméstica vem da queima de esterco. O líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), que, como todo hindu, não comia carne bovina, escreveu: "A mãe vaca, depois de morta, é tão útil quanto viva". Nos Estados Unidos, as bases da superpotência foram estabelecidas quando a conquista do Oeste foi dada por encerrada, em 1890, fazendo surgir nas Grandes Planícies americanas o maior rebanho bovino do mundo de então.

"Esse estoque permitiu que a carne se tornasse, no século seguinte, uma fonte de proteína para as massas, principalmente na forma de hambúrguer", escreveu Florian Werner. Até hoje, quando o PIB de um país cresce, eleva-se paralelamente o seu consumo per capita de carne. Comer um bom bife é uma aspiração natural e cultural. Ou seja, nem que a vaca tussa a humanidade deixará de ser onívora.

Diogo Schelp

By: Maristela



.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Guia dos Curiosos


Quando foi construído o primeiro edifício da história?



Não se conhece a data exata do primeiro edifício da história, mas, desde as primeiras civilizações, há registros de grandes palácios, templos e construções. Sabe-se que os sumérios, que dominaram o sul da Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios repletos de colunas e terraços. Por causa da escassez de pedras, eles usaram uma argamassa de junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur, tinha um pavimento superior com mais de 30 metros de altura. A civilização Minóica, que ocupou Creta por volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C., quando uma grande catástrofe natural soterrou-as.

By: Maristela



.

A historia do "Hava Nagila"




Sabia que Hava Nagila, a mais famosa canção judaica, completa 100 anos? Em uma yeshiva de Jerusalém, há 100 anos, um professor cantarolou uma melodia chassídica e deu as crianças a tarefa de escrever um verso que pudesse se adaptar à melodia. Moshe Nathanson, uma criança de 12 anos, ganhou o concurso com seu poema Hava Nagila.

O menino se inspirou no salmo 118, versículo 24, "Ze hayom assa Adonai; nagila ve nismecha bo", (Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele). Nathanson eventualmente emigrou para os Estados Unidos, onde durante 46 anos foi chazan (cantor) na sinagoga do rabino Mordechai Kaplan, fundador do Movimento Reconstrucionista. Se aposentou no final da década de 60 e morreu 15 anos mais tarde. Sua canção Hava Nagila é, sem dúvida, a mais famosa canção judaica do mundo, conhecida por judeus e não judeus, cantada por cantores tão famosos como Harry Belafonte, Bob Dylan, Connie Francis, e Richard Tucker.

Hava nagila, hava nagila - (Regozijemo-nos).
Hava nagila venismecha - (Alegremo-nos).
Have neranena, have neranena - (Cantemos).
Uru, uru, achim - (Despertem irmãos)
Uru achim belev sameach - (Com um coração alegre).

Fonte:www.pletz.com
By: Maristela
.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Guia dos Curiosos

Qual é o maior vulcão do mundo e onde ele se localiza?

O maior vulcão do mundo, denominado Mauna Loa, localiza-se no Havaí. Além dos 4 quilômetros de altura que se erguem sobre a superfície do mar, este vulcão guarda mais 6 quilômetros de profundidade sob as águas. Seu volume é de aproximadamente 42,5 km3.


By Maristela




.

Indiferença


O que é indiferença? Um costume, uma forma de sobreviver, um mecanismo de defesa, medo, egoísmo? O fato é que todos nós, de uma maneira ou de outra, somos indiferentes a muitas coisas, realidades, fatos, pessoas e até em relação a nós mesmos. A indiferença tem um poder devastador. Ela é a companheira doentia do dominador e do opressor, também dos que preferem as desigualdades, a violência, o ódio e a morte.

Os indiferentes, de uma forma ou de outra, ferem, rejeitam, excluem, matam. Está correta a conclusão: o contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença. Sem dúvida é desgastante, e por vezes desmoralizante, tais são a inércia e os obstáculos com que diariamente nos confrontamos, mas penso que vale a pena realizar sonhos, vamos todos sonhar e acredito que conseguiremos. Este é o nosso dever: amanhã os nossos filhos viverão num mundo melhor se, desde já e sem ambiguidades, assumirmos este dever, embora com mil dificuldades e incertezas – ainda mais agravadas hoje em dia pela crise econômica, para já não falar da insensibilidade decorrente da cultura da indiferença e do egoísmo e do famoso e mortífero “vírus da ganância”. Sinto que podemos, e devemos, vencer o contrassenso que são a pobreza e a miséria.

Sinto vergonha sempre que vejo uma mão estendida. Mais do que nunca quero sonhar que é possível a sobrevivência da nossa sociedade. São as nossas dignidades e honra de seres humanos que estão em jogo. O ter é ilusão, é pura aparência, é efemeridade, indiferença, intolerância, enfermidade e solidão. O ter não tem esperança porque se esgota nele próprio, alimenta-se de si próprio, exigindo sempre. Ser é humanidade, consciência social, livre arbítrio, liberdade, igualdade, fraternidade, solidariedade, cultura, preocupação ambiental, ecumenismo, tolerância, aceitação e preocupação com o outro.

Era uma vez um escritor que morava numa praia tranquila, numa colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava à beira-mar para se inspirar e, à tarde, escrevia. Um dia, enquanto ca-minhava pela praia, percebeu a silhueta de alguém que parecia dançar. Quando se aproximou, viu um jovem apanhar estrelas-do-mar na areia e a lançá-las no mar. “Por que estás a fazer isso?”, perguntou o escritor. “A maré está baixa e o sol está quente. As estrelas vão secar ao sol e morrer se ficarem aqui na praia.” “Mas, jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pelas suas areias. Lançar algumas de volta ao mar, que diferença faz? A maioria vai morrer de qualquer maneira...” O jovem pegou mais uma estrela na areia e atirou-a de volta ao mar. Depois olhou para o escritor e disse: “Para esta, eu fiz a diferença”!

Antonio Roberto


By: Maristela



.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Guia dos Curiosos


Por que a cor da camisa de algumas seleções não tem nada a ver com a cor da bandeira?

Os italianos jogam de azul e os holandeses, de laranja por estas serem as cores de suas respectivas famílias reais. A tradição prosseguiu, embora a Itália não seja mais uma monarquia. Já a Alemanha (camisa reserva verde) e o Japão (que joga de azul) usam as cores das federações de futebol. A Austrália joga de verde e amarelo porque no país existe uma planta chamada wattle que tem essas cores e está por toda a parte.


By: Maristela


.

O mundo é um lugar perigoso


O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.


Albert Einstein


By: Maristela



.

Reforma íntima


Se você quer transformar o mundo, mexa primeiro em seu interior.


Dalai Lama


By: Maristela




.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Noite de Autógrafo - Cuiabá MT


.

O tempo acaba com o namoro?


É possível resgatar o clima dos primeiros tempos?

"Não é o tempo que acaba com o namoro, mas a falta de atitudes que despertem e possam nutrir o desejo de estar juntos"

Essa é uma pergunta freqüente, o medo da rotina esfriar e um perder o interesse pelo outro como objeto de desejo. Esta semana atendi três mulheres e um homem que relataram o medo de que o Dia dos Namorados seja novamente uma decepção, por medo de que o parceiro esqueça a data, ou não compre um presente, ou diga que esteja cansado para curtir uma noite romântica.

Muitos casais acham que essa data é só comercial. Mas comprar um simples presente - nada de presentes anti-românticos como um cortador de grama -, é uma forma de valorizar o outro sinalizando: “lembrei de você e ainda penso em namorar”.

A data é uma oportunidade para reinvestir na conquista, resgatar o namoro e fazer uma volta no túnel do tempo. Gosto muito dessa estratégia de túnel do tempo, mas com o cuidado de não resgatar momentos de conflitos. Essas questões precisariam ser elaboradas em outra ocasião. Não estou falando de deixar pra lá ou de fingir que nada aconteceu. Muitos casais têm essa dinâmica de deixar mágoas escondidas debaixo do tapete. Falo de uma atitude consciente dos casais de avaliarem se desejam mesmo continuar juntos. Então precisam se dar uma chance de reconstruir um vínculo de afeto e confiança.

Uma dessas possibilidades é a de retornar no tempo. Esse exercício pode ser uma estratégia de aproximação. Coloque uma música que vocês gostavam na época em que se conheceram; alugue um filme que assistiram juntos ou promova uma sessão de fotos... Faça um painel relembrando momentos que foram divertidos e prazerosos. Parem para conversar, lembrem de quando se conheceram, o que um gostou no outro, o que tinha de bom em estarem juntos, como foi a conquista, o que você acha que tinha de sensual que atraía o outro, e o que te atraía no outro?


Às vezes nesse momento os casais se dão dicas do que sentem falta na relação, por exemplo: “Antes você se cuidava, se arrumava e isso me deixava estimulado... tenho saudades disso”.

Mas tenha cuidado no jeito de falar, deixe o tom de reclamação de lado, só vale falar das saudades do que era bom. Conversem, brinquem, relembrem, os primeiros amassos, a primeira transa. Vocês podem voltar a algum lugar onde dançaram ou jantaram. É claro que o tempo promoveu mudanças. Não espero que você tenha a ilusão de que a parceria volte a ser como era. Sim, para alguns podem ter passado três, cinco, 10, 15, 25 anos, não importa. Então é muito bom que vocês dois tenham mudado, crescido, e experimentado novas posições sexuais... Mas isso não significa perder a atenção e o cuidado com o outro, o desejo de seduzir e experimentar novas formas de prazer. Não é o tempo que acaba com o namoro, mas a falta de atitudes que despertem e possam nutrir o desejo de estar juntos. Como já disse, o Dia dos Namorados pode ser uma boa inspiração para esse resgate das emoções a dois e de revelar novos desejos!


Fonte: Arlete Gavranic


By: Maristela



.

Educar é contar histórias


De que servem todos os conhecimentos do mundo, se não somos capazes de transmiti-los aos nossos alunos? A ciência e a arte de ensinar são ingredientes críticos no ensino, constituindo-se em processos chamados de pedagogia ou didática. Mas esses nomes ficaram poluídos por ideologias e ruídos semânticos.

Perguntemos quem foram os grandes educadores da história. A maioria dos nomes decantados pelos nossos gurus faz apenas "pedagogia de astronauta". Do espaço sideral, apontam seus telescópios para a sala de aula. Pouco enxergam, pouco ensinam que sirva aqui na terra.

Tenho meus candidatos. Chamam-se Jesus Cristo e Walt Disney. Eles pareciam saber que educar é contar histórias. Esse é o verdadeiro ensino contextualizado, que galvaniza o imaginário dos discípulos fazendo-os viver o enredo e prestar atenção às palavras da narrativa. Dentro da história, suavemente, enleiam-se as mensagens. Jesus e seus discípulos mudaram as crenças de meio mundo. Narraram parábolas que culminavam com uma mensagem moral ou de fé. Walt Disney foi o maior contador de histórias do século XX. Inovou em todos os azimutes. Inventou o desenho animado, deu vida às histórias em quadrinhos, fez filmes de aventura e criou os parques temáticos, com seus autômatos e simulações digitais. Em tudo enfiava uma mensagem. Não precisamos concordar com elas (e, aliás, tendemos a não concordar). Mas precisamos aprender as suas técnicas de narrativa.

Há alguns anos, professores americanos de inglês se reuniram para carpir as suas mágoas: apesar dos esplêndidos livros disponíveis, os alunos se recusavam a ler. Poucas semanas depois, foi lançado um dos volumes de Harry Potter, vendendo 9 milhões de exemplares, 24 horas após o lançamento! Se os alunos leem J.K. Rowling e não gostam de outros, é porque estes são chatos. Em um gesto de realismo, muitos professores passaram a usar Harry Potter para ensinar até física. De fato, educar é contar histórias. Bons professores estão sempre eletrizando seus alunos com narrativas interessantes ou curiosas, carregando nas costas as lições que querem ensinar. É preciso ignorar as teorias intergaláticas dos "pedagogos astronautas" e aprender com Jesus, Esopo, Disney, Monteiro Lobato e J.K. Row-ling. Eles é que sabem.

Poucos estudantes absorvem as abstrações, quando apresentadas a sangue-frio: "Seja X a largura de um retângulo...". De fato, não se aprende matemática sem contextualização em exemplos concretos. Mas o professor pode entrar na sala de aula e propor a seus alunos: "Vamos construir um novo quadro-negro. De quantos metros quadrados de compensado precisaremos? E de quantos metros lineares de moldura?". Aí está a narrativa para ensinar áreas e perímetros. Abundante pesquisa mostra que a maioria dos alunos só aprende quando o assunto é contextualizado. Quando falamos em analogias e metáforas, estamos explorando o mesmo filão. Histórias e casos reais ou imaginários podem ser usados na aula. Para quem vê uma equação pela primeira vez, compará-la a uma gangorra pode ser a melhor porta de entrada. Encontrando pela primeira vez a eletricidade, podemos falar de um cano com água. A pressão da coluna de água é a voltagem. O diâmetro do cano ilustra a amperagem, pois em um cano "grosso" flui mais água. Aprendidos esses conceitos básicos, tais analogias podem ser abandonadas.

É preciso garimpar as boas narrativas que permitam empacotar habilmente a mensagem. Um dos maiores absurdos da doutrina pedagógica vigente é mandar o professor "construir sua própria aula", em vez de selecionar as ideias que deram certo alhures. É irrealista e injusto querer que o professor seja um autor como Monteiro Lobato ou J.K. Rowling. É preciso oferecer a ele as melhores ferramentas – até que apareçam outras mais eficazes. Melhor ainda é fornecer isso tudo já articulado e sequenciado. Plágio? Lembremo-nos do que disse Picasso: "O bom artista copia, o grande artista rouba ideias". Se um dos maiores pintores do século XX achava isso, por que os professores não podem copiar? Preparar aulas é buscar as boas narrativas, exemplos e exercícios interessantes, reinterpretando e ajustando (é aí que entra a criatividade). Se "colando" dos melhores materiais disponíveis ele conseguir fazer brilhar os olhinhos de seus alunos, já merecerá todos os aplausos.
By: Maristela



.

domingo, 7 de junho de 2009

Dani Tamara - Arte e Talento


.

Mandalas


As Mandalas são desenhos sagrados, presentes em todas as culturas, em todas as eras da evolução da humanidade. Elas representam um espaço circular onde o divino se faz presente. Uma Mandala é um campo de energia que emana qualidades superiores, capazes de ajustar a energia, facilitar a ligação com Deus e curar alma e corpo.

Mandala em sânscrito significa círculo mágico.


Utilizada desde os tempos mais remotos, sobretudo pelos orientais, a mandala tem o propósito de nos levar ao centro de nós mesmos, à nossa essência.


Símbolos, formas , cores , números, promovem uma vibração energética conectando-se com nossos arquétipos, com nossa alma, sem que haja necessidade da compreensão racional para entrarmos num processo de auto transformação e ampliação da consciência. É este o propósito.




/>>>>>>>>>>
/<<<<<<<<<<
By: Maristela






.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Não amaldiçoe a escuridão. Acenda uma vela


Há momentos em que o caos e a escuridão podem cercar sua vida, vindos de cantos inesperados.

Em tais momentos, de nada adianta procurar um culpado ou pensar no que poderia ter sido feito e não o foi.

É o momento de iluminar imediatamente seu ambiente.

Pode ser iluminar mantendo a calma, dando apoio emocional a quem precise ou apenas ficando firme como uma rocha, mostrando que as pessoas poderão ancorar-se em você, se necessário.

Outras vezes, iluminar pode significar manter-se em ação, estudar, viver ou simplesmente sorrir.



.

A beleza feminina é importante?


Em nossa sociedade parece que a beleza feminina é mais importante que os outros atributos da mulher.

Parece que se está trocando o conteúdo pela embalagem!

Mas porque isso acontece?
Talvez porque a mulher, durante a maior parte da história, servia exclusivamente para procriar, mulheres estéreis eram consideradas inúteis e seu futuro era incerto. Também se sabe que às mulheres não era dado o direito de estudar ou trabalhar, o único emprego decente era o de esposa ou freira. Sendo assim, a beleza era a única coisa que a mulher tinha a oferecer aos homens e elas precisavam desesperadamente casar, pois era a alternativa mais aceitável das três disponíveis (a prostituição era a terceira via).

Os tempos mudaram, mas a beleza parece continuar sendo ainda o principal atributo das mulheres, principalmente na juventude. E não é mais apenas por causa dos homens, as mulheres também continuam disputando entre si qual é a mais bela!

Mas o problema maior não é querer ser mais bonita, mas o padrão quase inalcançável que é escolhido, já que esse modelo são as mulheres famosas, especialmente as que já posaram nuas. Mulheres cujo padrão de beleza é superior a média das brasileiras, principalmente as que não dispõem do mesmo tempo e dinheiro que elas gastam para manter tudo em cima.


Então não seria melhor mudar o padrão, não correr atrás do inalcançável? E se preocupar também com atributos que perdurem no tempo já que a beleza é passageira? Com a palavra o leitor.


Fonte: Gilson Almeida



.

Síndrome de apertar os cintos: Amor turbulento ou loucura mesmo?


O perturbador e obsessivo, onde os envolvidos sofrem as conseqüências de não conseguirem viver juntos e muito menos, separados.


Cheio de exemplos na mídia, esta forma corrompida de gostar de outra pessoa pode ser considerada um clássico entre os casais de celebridades, os modelos podem ser resgatados do passado, ao caso de Marilyn Monroe e JFK, Onassis e Maria Callas até seus seguidores atuais, como Bobby Brow e Whitney, passando por Kate Moss e o Pete Doherty.


Todos os relacionados a este grupo de amores controversos tiveram algum tipo de influência negativa em suas imagens, sendo as drogas e as brigas épicas os elementos mais marcantes que deixou todo o público com a seguinte pergunta: Vale a pena amar deste jeito? Acredito que não. Tais demonstrações não se referem ao sentimento mais nobre da essência humana, o afeto não deve ser definido desta maneira, amar é antes de tudo, uma simples questão de acordo.



Os otimistas afirmam que vale a pena lutar, escalar montanhas e virar tudo de ponta cabeça na busca pela suposta alma gêmea, porém, vale saber se o objeto de desejo irá ceder a esta proposta. Perguntar não custa nada e evita futuras frustrações.




Relacionamentos turbulentos são resultantes de peças incompatíveis no quebra-cabeça da vida, querer ficar junto ao mesmo tempo em que deseja estrangular o companheiro é apostar em cavalo manco. Na fórmula que determina a felicidade entre os apaixonados, a inconstância de emoções não é a palavra chave.




Trata-se primeiramente de uma questão de amor próprio, quando o indivíduo sabe seus limites, tem total controle de suas vontades e exercita o autoconhecimento, não deixará-se levar por um simples pedido de desculpas e saberá a hora certa de cair fora, partindo automaticamente para outra historia, sem esquecer de guardar consigo o melhor da experiência passada.
O oposto disso é a necessidade gritante do outro, seguida por ataques de selvageria e músicas melancólicas, um quadro nada saudável e bonito de se ver.




A dica que posso dar para os volúveis transtornados existentes em todos os cantos do planeta é que, vale lembrar que se você não é gêmeo siamês, nasce sozinho... Morre sozinho. O resto é lucro.


.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

5 passos para melhorar a gestão de pessoas e processos


Você conhece a história da rã que foi colocada em um recipiente com água fria? A temperatura da água vai subindo aos poucos e ilustra exatamente o que acontece em uma infinidade de empresas. A rã só percebe que a água está muito quente quando já não tem mais condições de se salvar, e acaba morrendo no momento da fervura da água.

No mundo dos negócios, a maior parte das pessoas vai ignorando as condições que apontam a necessidade de mudar e, quando percebem, já não há mais tempo para reagir. Agilidade, flexibilidade e velocidade são essenciais, principalmente porque sabemos que as mudanças não acontecem em 24 horas. Trata-se de um programa intensivo de ação, necessária em altas doses para que seja bem-feita.

Reconhecimento -
O reconhecimento da necessidade de mudança, freqüentemente, surge no nível da alta administração, mas o sinal de alerta pode vir dos clientes ou dos departamentos que começam a se sentir travados por um processo deteriorado ou problemas de produtividade. Qualquer que seja o ponto de partida do processo de mudança, é preciso que seja disseminado até abranger toda a empresa.

Resistências -
Por incrível que pareça, é fato que a massa dos funcionários operacionais é bem menos resistente às mudanças que os seus líderes. Treiná-los, porém, para encarar este processo com naturalidade é extremamente importante. Mas é preciso começar pelos líderes, porque são eles que vão passar a credibilidade que os colaboradores precisam para confiar em todos os processos que envolvem as mudanças. Quanto mais segurança os funcionários tiverem no aspecto positivo da mudança, mas rápido as coisas tendem a acontecer.

Ativo natural -
O ideal é encarar as mudanças como um ativo natural de crescimento. O mundo muda o tempo todo em uma velocidade assustadora e quem não acompanhar, ficará para trás. É preciso abrir a mente e estar receptivo às mudanças que considere fundamentadas para a natureza do seu negócio.

Muitos líderes, prestes a iniciar um processo de mudança, sabem que as pessoas são fundamentais. Obviamente, eles também são tentados a se fixar mais em planos e processos, que não retrucam e não têm reações emocionais, do que enfrentar questões extremamente difíceis e complexas, inerentes aos seres humanos. Contudo, os números não mentem: 5% dos resultados das mudanças vêm das máquinas; 15% dos programas e 80% das pessoas.

Então, aqui temos 5 passos que vão ajudá-lo a melhorar a gestão de pessoas e processos, considerando que os processos são resultado direto do comportamento das pessoas:

Estimule a autoconfiança -
Mostre que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência estão diretamente relacionados à capacidade do indivíduo de se adaptar ao novo e de, principalmente, ser um agente de mudanças.

Satisfaça necessidades, e não vontades -
Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de mudar. Forneça aos liderados o que eles precisam, e não o que eles queremExplique o que precisa ser modificado para que entendam a sua participação em todo o processo de mudanças e o que terão de fazer para conservar seus empregos.

Sirva-os, em vez de querer que eles o sirvam -
Em todos os processos é importante ficar claro que o líder está junto com a equipe, para deixá-los trabalhar, e isso inclui facilitar tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar a velocidade da execução. Servir a equipe e mostrar que este é o seu papel faz uma diferença enorme nos resultados.

Certifique-se de que as razões das mudanças são transparentes para todos -
Acima de tudo, é importante fazê-los entender que mudar pode ser fascinante e pode trazer muito mais oportunidades do que imaginam. A mudança e o aprendizado serão novos companheiros contínuos em nossas vidas. É preciso não só aceitá-los, mas recebê-los bem. Isso pode fazer uma grande diferença para você chegar ao sucesso que tanto almeja. Afinal, "o que quer que o fez ter sucesso no passado não o fará ter sucesso no futuro". Pense nisso e mude, antes que alguém faça isso por você!


Fonte: Alessandra Assad - HSM Management



.

Generalistas x especialistas


Que tipo de características de um profissional o mercado está buscando atualmente? generalistas versus especialistas. Esse é um dos temas mais discutidos quando falamos em gestão de carreira.

Em primeiro lugar, é preciso saber o que um profissional objetiva para o seu futuro. Ele pode ser um especialista muito bom e renomado em sua área de atuação, como também pode ter como objetivo assumir cargos de coordenação, gerência ou direção de uma companhia.

No primeiro caso, é recomendado que o indivíduo invista pesado na aquisição de conhecimento e faça cursos que o ajudem a aprimorar seu currículo e seu know-how. Já no segundo, em que é preciso ter uma visão mais ampla dos objetivos da organização, o pensamento estratégico e a visão global dos acontecimentos devem ser intensamente ampliados e isso é algo que vai além do simples conhecimento técnico.

O que as empresas esperam varia muito do setor em que ela atua, da experiência do candidato e também da situação financeira e estrutural em que ela se encontra. Para os juniores, por exemplo, o esperado é que sejam especialistas em determinado setor. Os novatos precisam focar em uma determinada área e, quanto melhor forem naquilo que fazem, mais chances terão de subir de cargo e pensar se querem ou não ser um generalista. Enquanto isso, os mais experientes são capazes de pensar o todo, ou seja, traçar planos de ação que envolvam diferentes áreas e pessoas com focos distintos.

Ao contrário do que muitos pensam, uma pessoa pode sim ocupar um cargo de liderança sem nunca ter passado pela parte técnica ou então não ter a mesma formação que os outros profissionais com nível hierárquico mais baixo. Desde que essa pessoa tenha em mente que precisará atuar para gerenciar bem as atividades e trazer resultados para a organização, não haverá grandes problemas. Isso pode culminar em certo preconceito por parte da equipe, mas, com inteligência e sabedoria na gestão de pessoas, esse profissional pode lidar e reverter a situação.

Para os que pretendem ocupar um cargo mais elevado, primeiro é preciso ter paciência e subir um degrau de cada vez, problema muito comum na Geração Y – jovens de até 30 anos – que tem o imediatismo como forte característica. E depois, que tenham em mente que é preciso livrar-se do unidirecionamento da visão da parte técnica e pensar mais nas ações coletivas e no modo com que suas habilidades podem contribuir para o bom desenvolvimento da empresa.



.