A temporada de cruzeiros no Brasil começa neste mês e oferece ao turista uma infinidade de opções. São mais de 400 roteiros que irão percorrer 21 cidades do país até maio de 2011, comandados pelas companhias Costa, MSC e Royal Caribbean, dentre outras.
A sensação de estar em um navio é única, principalmente num transatlântico gigante. Um cruzeiro é uma das poucas modalidades de turismo em que o deslocamento (considerado a parte menos interessante de uma viagem) é a própria viagem! Possibilita acordar cada dia em uma cidade, estado ou país diferente e, em pouco tempo, pode-se conferir as tendências de cada lugar. Além disso, a oferta de entretenimento e gastronomia a bordo é tão boa quanto nos melhores resorts 5 estrelas.
A demanda por este tipo de viagem tem aumentado de forma impressionante no Brasil. Hoje, o país é considerado o quinto maior mercado mundial de cruzeiros marítimos. Em apenas cinco anos, a oferta triplicou e esperam-se que 884 mil passageiros embarquem nos 20 navios oferecidos no período, em cruzeiros que duram de três a dez noites e são vendidos a partir de US$ 269 por pessoa.
O maior navio da temporada é o Mariner of The Seas, com 138 mil toneladas e capacidade para 3.114 passageiros. Só para se ter uma idéia deste gigante dos mares, ele é três vezes maior que o Titanic. Sua ampla área de lazer conta com pista de patinação no gelo e campo de golfe.
Já o Costa Serena, o segundo maior, tem como atração o exclusivo simulador de Grand Prix e o Samsara Spa, com 6 mil metros quadrados totalmente dedicados ao bem-estar.
Não menos atraentes, os navios menores oferecem também área de lazer e entretenimento, porém em ambiente mais aconchegante. O atendimento é mais personalizado, as filas são menores e os turistas se entrosam mais. O Splendour of The Seas está em sua 7ª temporada na costa brasileira e também oferece campo de golfe e parede para escalada, além de 4 hidromassagens no deck.
Independente de qual tipo de navio escolhido, a viagem de cruzeiro é sempre um programa interessante e divertido, seja para uma viagem romântica, entre amigos ou com a família.
Vale a pena ficar atento às dicas:
•a maioria dos cruzeiros possuem planos familiares bem interessantes, que em geral tornam gratuito o 3º e o 4º passageiro na mesma cabine;•quem compra adiantado pode ganhar até 20% de desconto e algumas companhias oferecem o trecho aéreo grátis;
•a maioria dos navios possui cruzeiros para cada público específico (universitários, 3ª idade, etc.) assim, verifique qual será o perfil na data que está interessado e evite constrangimentos futuros;
•quem viaja com crianças tem a tranquilidade de deixá-las com a equipe de recreação, que possui um cronograma intenso de atividades;
•o jantar é dividido em turnos. Para quem está com crianças ou gosta de dormir cedo, o ideal é o primeiro turno. Já para os jovens e os mais animados é recomendado o segundo, pois é possível aproveitar mais o dia no navio e possibilita emendar o fim do jantar com as festas;
•não espere que vá conhecer muito as cidades em que o navio aportará pois, em geral, são paradas corridas, em sua grande maioria de 8 horas de permanência no máximo;
•e por último, lembre-se de levar sempre um agasalho à tira-colo, pois embora seja verão, o forte ar condicionado dos navios faz com que qualquer ambiente pareça estar no inverno.
.
By: Maristela
Nenhum comentário:
Postar um comentário