O mundo das marcas
.
Obsessão por qualidade. Materiais agradáveis ao toque, acabamento irrepreensível, comportamento dinâmico excepcional, designer revolucionário e qualidade tecnológica. Tudo isso pode ser encontrado, por exemplo, em um LAGUNA, CLIO, MÉGANE ou KOLEOS, modelos que fizeram da RENAULT, uma referência no mercado automobilístico. A montadora francesa conta com a força e a originalidade da sua marca, com muitos produtos atrativos e de qualidade e com a sua presença internacional incontestável.
A linha do tempo
1905
● Para responder a encomendas de táxis feitas pelas cidades de Paris, Londres e Nova York, a RENAULT deixa de fabricar veículos artesanalmente para produzi-los em série.
1960
● Lançamento do Alpine 110 “Tour de France”, um modelo de características esportivas muito popular.
1962
● Lançamento do R8, primeiro carro de produção em série com freios à discos nas quatro rodas.
1965
● Lançamento do RENAULT 16, primeiro automóvel hatchback a ser produzido no mundo.
1983
● Lançamento do RENAULT 11, versão hatchback do modelo R9.
1984
● Lançamento da ESPACE, uma MPV (multi-purpose vehicle) de porte grande desenvolvida pela Matra e comercializado pela RENAULT, que se tornou um verdadeiro ícone no mercado europeu pela sua inovação e versatilidade. A segunda geração do modelo foi introduzida em 1997.
1988
● Lançamento do R19, em substituição aos R9 e R11. Seu desenho assinado pelo italiano Giorgio Giugiaro, era moderno frente aos concorrentes de então. Contava com as versões hatchback de três e cinco portas, sedan de quatro portas e conversível.
1991
● Lançamento do CLIO, um carro de porte pequeno que foi o primeiro da montadora a não utilizar a tradicional nomenclatura de números em seu nome. O modelo ganhou o prêmio de Carro do Ano. A segunda geração, batizada de CLIO II, foi introduzida em 1997, e desde então vendeu mais de 5.1 milhões de unidades. A terceira geração do veículo, batizada de CLIO III, foi lançada em 2005.
● Lançamento do modelo R19 na versão conversível.
1993
● Lançamento do TWINGO, um hatchback pequeno com design de cubo que maximizava o espaço interior. A versão inicial apenas possuía como opcionais o ar condicionado, o teto solar panorâmico e estava disponível em várias cores claras e alegres (uma das razões do seu sucesso). A carroçaria de 3 portas tipo monovolume impulsionou outras montadoras a fazerem carros urbanos monovolume. Em 2007 foi lançada a segunda geração do modelo.
● Lançamento do SAFRANE, um automóvel extremamente luxuoso. O modelo foi retirado de linha em 2000.
1994
● Lançamento do luxuoso LAGUNA, um carro de porte médio da montadora. A terceira geração do modelo foi lançada no mercado em 2007.
1995
● Lançamento do MÉGANE, um modelo médio que é disponibilizado nas versões hatch, sedan, break (versão perua), coupé e conversível. O modelo já vendeu mais de 4.7 milhões de unidades. A segunda geração do modelo foi introduzida no mercado em 2002.
● Lançamento do Carminat, um sistema de navegação por GPS da montadora, inicialmente instalado nos modelos SANFRANE, e atualmente disponíveis na maiorias dos modelos da marca.
1996
● Lançamento do SCÉNIC, uma minivan de porte médio, ingressando no segmento de MPV (multi-purpose vehicle) compacto. Inicialmente o modelo era conhecido como RENAULT MÉGANE SCÉNIC. Isto porque no começo da década de 90, a RENAULT teve a idéia de lançar uma linha completa de carros em cima de uma única plataforma, eram eles: Mégane Hatch, Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Mégane CC e Mégane Scénic. No entanto o inovador SCÉNIC, menor e mais barato que o Espace, até então único modelo do segmento da montadora, fez tanto sucesso que decidiram separá-lo da linha Mégane. Hoje ele está na sua terceira geração na Europa e conta com duas versões, SCÉNIC e GRAND SCÉNIC.
1997
● Lançamento do KANGOO, um modelo multiuso de enorme sucesso, que já vendeu mais 1.1 milhões de unidades. A segunda geração do modelo foi lançada em 2007.
2001
● Lançamento do VAL SALIS, modelo mais luxuoso produzido pela montadora.
2004
● Lançamento do MODUS, uma minivan monovolume. A segunda geração do modelo foi lançada em 2007.
2005
● Lançamento do LOGAN, um modelo popular pequeno desenvolvido em parceria com a Dacia, visando especialmente os mercados emergentes. O LOGAN, moderno, robusto e com ótimo custo-benefício, possui somente 3.000 peças (seus concorrentes possuem no mínimo 5.000), o que torna seu processo produtivo extremamente barato. Além disso, é um veículo com dimensões exageradas se comparado com os concorrentes diretos.
2007
● Lançamento do SANDERO, modelo popular desenvolvido pela montadora e sua subsidiária romena Dacia, visando especialmente os mercados do Leste Europeu e Latino-americano. O carro baseia-se na plataforma B90, a mesma utilizada pelo Clio III europeu e Logan, e apesar de ser um hatchback, está posicionado em um segmento de mercado (e de preço) acima do Logan.
● Lançamento do KOLEOS, primeiro utilitário crossover 4X4 da Renault e o primeiro modelo da marca a ser lançado já com esse tipo de tração. Ele foi desenhado pelo fabricante francês, desenvolvido pela Nissan e será fabricado pela Renault Samsung Motors na Coréia do Sul. Concebido para ser polivalente, proporciona a mesma serenidade em meio urbano, em estrada ou auto-estrada e, fora da estrada.
2008
● Lançamento do SYMBOL (também denominado como THALIA em alguns mercados), um sedã compacto desenvolvido para atender mercados emergentes, onde se encaixam Brasil, Rússia e Turquia. O novo modelo rá substituir o atual Clio Sedan, tanto na Argentina quanto no Brasil.
Leia mais: www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/renault-crateur-dautomobiles.html#ixzz0bOGP1cqz
.
By: Maristela
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário